Ansiedade de Separação na Infância.

O Transtorno da Ansiedade de Separação (TAS) é um dos transtornos mais comuns na infância, e é movido pelo medo e preocupação excessiva a qual a criança irá sentir ao estar separada de um ente muito querido, sejam eles os pais ou outras pessoas que façam o cuidado dessa criança. Com isso, ela passa a ter um sofrimento significativo, pois quando fica longe de sua figura de apego teme que ela possa desaparecer, se esquecer dela ou até mesmo que possa estar em uma situação de perigo.

É comum que as crianças com esse transtorno chamem pelos pais, os agarrem, se queixem sobre a separação, choros excessivos e podem se recusar a ficarem sozinhos, ir à escola, ou outro lugar, dormir fora de casa ou insistir que alguém fique no quarto até adormecer.

Além disso, sintomas físicos como:

Dores de cabeça.

Dor abdominal.

Vômito.

Náuseas.

Tontura.

Coração acelerado.

Esses sintomas costumam desaparecer quando um dos pais está próximo, e com isso pode parecer menos grave do que de fato é, mais é necessário atenção!!

Como fazer para diminuir o nível de ansiedade da criança?

•Treinar o conceito de separação logo cedo.

•Conversar e explicar que quando você precisar se ausentar, irá voltar.

•Evitar sair escondido da criança, sempre se despeça (por mais difícil que seja) busque estabelecer um clima tranquilo e agradável na hora da despedida.

•Tranquilizar a criança, converse dizendo que não é preciso ter medo e relembrar das vezes que ela já ficou sozinha e que deu conta.

•Elogiar os esforços.

•Incentivar o brincar, o contato com os colegas e o lazer.

E principalmente não reforçar o comportamento ansioso, com posturas que possam validar e reforçar a ansiedade, como deixar a criança dormir na cama dos pais, evitar expor a criança em momentos de separação ditos “normais” como a ida ao supermercado, permitir que a criança falte a escola).

Se os sintomas se prolongarem por semanas de forma excessiva e desproporcional, procure ajuda profissional para que a ansiedade não afetea saúde física, mental e social do seu pequeno (a).

Psicóloga – Natalia Barbosa

CRP: 06/177437